segunda-feira, 30 de julho de 2012

Glória Cássia - Ilustradora



Glória Cássia,
1963 -2004
Glória Cássia de Souza Silva, nasci na Fazenda Baixa de Areia nos arrebaldes de Felizburgo, na tarde álgida do dia 29 de Junho de l963. Sou filha de Florisvaldo Rodrigues da Silva e de Cleonice de Souza Silva, e sou a primogênita de 10 irmãos.
Tenho 2. Grau completo (Magistério) que só consegui concluir em 1998 devido a fragilidade da minha saúde.
Sou do signo de Câncer, e fui casada com o poeta, historiador, ensaísta e radialista Robson Waite Mendes, que mais que meu marido, me foi, por dádiva divina, cordado companheiro e luminoso guia. Tenho cinco filhos, sendo que três estão no mundo maior.
Creio na existência do Criador, na pluralidade da existência e acredito que não importa a escola religiosa ou filosófica que pertencemos, se amarmos os nossos semelhante e praticarmos o bem, Deus estará conosco e nós estaremos com Deus.
A Arte pra mim é minha profissão, contudo, considero-me amadora, pois jamais freqüentei uma Escola de Belas Artes, e tudo que sei concernente a arte plástica, aprendi sozinha, e após passar por vários estilos, fixei-me em Van Gogh, ao qual me sinto ligada por forte laço espiritual, cujo os nós, pressinto foram atados em vidas regressas, e se estenderão além desta.
EXPOSIÇÕES IMPORTANTES; 19. Feira da Paz em Belo Horizonte, promovida pelo Servas em 24/04/1995
Primeiro Encontro do Felizburguense Ausente, ocasião em que fui agraciada com um troféu em 27/02/1993,
Segundo Congresso Ecológico promovido pela Escola Estadual de Felizburgo, onde expus como convidada especial em 05/05/1997, Primeiro encontro de Arte de Jequitinhonha (Festival Jequitinhonhense de Cultura Popular)Concurso de Pintura Mural nos dias 09, 10 e 11 de Agosto de 1999.
Expus no Prédio Betti Almeida em 10/09/1998, no Colégio Arnaldo de Belo Horizonte em 27/03/1999 em Arraial Dajuda – Porto Seguro nos dias 7 e 8 de Setembro de 1999. No CECAJE (Centro Cultural dos Artistas de Jequitinhonha nos dias 24, 25 e 26 de Setembro de 1999, na Escola Municipal Euplinia Magalhães Barbosa no dia 10 de Outubro de 1999;
Expus no Argos Clube de Felizburgo em 17/12/1999 com o tema: Felizburgo e a Arte de sua Gente. Voltei a expor no Argos Clube no dia 05/03/2000 com o tema; Universo Vivo, em comemoração  aos 500 anos de Brasil e IV ano de Encontro do Felisburguense ausente. Realizei minha 11 exposição nos dias 1,2,3,4 e 5 de maio na CEMIG de Almanara, sendo convidada para integrar o programa da Cemig intitulado Arte da Terra.
Minha maior alegria: São muitas, mas marcou-me profundamente o nascimento dos meus filhos e a recuperação parcial da minha saúde através de uma cirurgia cardiovascular.
Minha Tristeza: A morte dos meus três filhos, e ver crianças sendo  prostituídas e assassinadas.
Meu problema: Cardiectasia progressiva mais calcificação mitral e aórtica.
Mulher Nota 10: Minha mãe, Cármina Burana, e eu, claro.
Devoção: Adolfo Bezerra de Menezes  e Antonio Francisco Lisboa (O Aleijadinho)
Maior Desejo: Que o ser humano fosse mais ... humano.
Personalidade Religiosa: Chico Xavier, padrinho da minha filha Cassipéia Córis.
Um Sonho: Criar Uma Fundação para apoiar crianças carentes e jovens que queira se profissionalizar.
Pseudônimo: Lirio Branco
Apelido: Cassinha
O que detesto: Pessoas desonestas, egoístas, mesquinhas, e qualquer violência perpetrada contra o ser humano e a natureza.

*Informações entregues pela artista pra composição da ficcha técnica do livro.


Glória Cássia faleceu em São Paulo em 2004, algumas semanas antes do lançamento do livro que ela em muito enriqueceu.
Eu também acredito na pluralidade da existência, fé que trás a certeza de que um dia nos reencontraremos em um mundo melhor, de sublimes cores e formas, deliciosos aromas e sabores, suaves cantos, ... Um mundo de encanto cheio de amor.
Desenhado por todos os irmãos sonhadores que sonham o sonho do pai.
Maurício

Nenhum comentário:

Postar um comentário